BLUHOME | Produtos para Trailers e Motorhome e acessórios para camping em Blumenau / SC
Acompanhe:
Se preferir, entre em contato

ITENS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU MOTORHOME

Uma viagem de motorhome pode ser uma experiência incrível e deixar grandes lembranças.

Uma viagem de motorhome pode ser uma experiência incrível e deixar grandes lembranças. Afinal, para muitas pessoas, viajar dentro de um carro que também vai ser a sua morada ao longo dos dias é algo diferente e único.

Então, caso você esteja organizando um passeio com motorhome, separamos algumas dicas sobre os itens que não podem faltar. Vamos lá?

Confira os itens que não podem faltar no seu motorhome

Para uma viagem de motorhome, é muito importante que os viajantes de primeira viagem tomem certos cuidados. Como tudo é diferente, vamos deixar algumas dicas para deixar a experiência fantástica e bastante divertida.

Utensílios de cozinha

Normalmente, é opcional que o motorhome alugado ofereça um kit de cozinha. No entanto, é comum que esses kits possuam apenas itens básicos. Por isso, é importante solicitar à empresa que informe exatamente quais os itens são disponibilizados, porque assim você pode, se for o caso, levar itens complementares, da sua casa.

Para tornar essa tarefa mais fácil, é interessante que, antes de alugar ou mesmo viajar com o seu próprio motorhome, faça uma lista com os itens que você vai utilizar na cozinha. Pano de prato? Talheres? Guardanapo? Alguma panela extra?

Mesmo que você tenha o seu próprio veículo, você também pode avaliar todos os acessórios da cozinha, para que tudo esteja em perfeito funcionamento e nada te deixe na mão. Por exemplo, você pode avaliar a necessidade de, antes da viagem, fazer um reparo nas paredes, ou mesmo trocar a pia por uma melhor, mais funcional, ou quem sabe ainda organizar um espaço fora do motorhome para realizar as refeições. Ficou animado com a ideia? Uma ótima sugestão para tornar esse espaço possível e prático é uma mesa dobrável que te permite fazer suas refeições na área externa, e é super prática para carregar, já que, quando dobrada, ocupa pouco espaço.

Alimentação

Já que começamos falando sobre os itens de cozinha, então vamos logo partir para a nossa dica sobre alimentação no motorhome.

É preciso deixar claro para os viajantes de motorhome que em alguma hora do dia vai ser preciso cozinhar ou preparar a sua própria refeição. Você pode até optar em almoçar em algum restaurante, mas, dependendo do roteiro da sua viagem, pode ser que você tenha, em alguns momentos, dificuldade em encontrar restaurantes próximos aos trechos em que você se encontra. 

Por isso, aqui também vale a dica de reservar um tempinho antes da viagem para fazer uma lista com coisas básicas e necessárias para as suas refeições. Para ajudar nessa tarefa, nós separamos algumas sugestões:

  • Galão de água
  • Pão de forma
  • Suco em garrafa
  • Snacks
  • Frutas
  • Enlatados não-perecíves (feijão, molho de tomate, atum, milho, ervilhas, conservas em geral etc)
  • Macarrão
  • Temperos feitos a partir de alimentos desidratados (alho, cebola, cheiro verde), como o chimichurri
  • Lentilha rosa (diferente da lentilha mais conhecida, a rosa é super rápido de cozinhar)
  • Queijo ralado
  • Batata palha

Higiene pessoal

Para não ser pego desprevenido, não esqueça de colocar na mala as toalhas de banho e de rosto. Dê preferências às toalhas super-absorventes, geralmente vendidas em lojas esportivas, pois além de serem menores e ocuparem menos espaço, elas secam com maior rapidez.  Ah! Aproveita para verificar se o chuveiro do seu motorhome está funcionando, ou se vai precisar parar em algum camping na região. Claro que pensando na praticidade, conforto e riqueza da experiência, um delicioso banho no seu próprio motorhome é o mais indicado.

E já que estamos falando em banheiro, existem outros produtos que não podem ficar ser esquecidos: papel higiênico, pasta de dente, sabonete, shampoo e condicionador, desodorante, gilete e um creme para o corpo.

Produtos de limpeza

Além da higiene pessoal, é preciso que os viajantes mantenham a limpeza na parte interna do motorhome. Por conta disso, vamos precisar comprar produtos que ajudam na higienização: vassoura, panos, detergente e, se possível, um balde de tamanho médio.

Para a viagem ficar prazerosa e não sobrecarregar com a faxina, é interessante que se mantenha hábitos e combinados, como, por exemplo, não entrar no carro/casa com o calçado sujo, não deixar louça suja acumulada na pia, tirar o lixo com frequência. Desta forma, fica muito mais fácil manter o ambiente limpo.

GPS e Tecnologia

Falei em tecnologia, você pensou aparelho celular, certo? Certo! Estamos pensando nisso também. Então, a primeira coisa a se pensar é lembrar de pegar os carregadores de todo mundo! E, além disso, não deixe de verificar se vai precisar de adaptadores para as tomadas. Faça toda esta análise dias antes da viagem para não ter surpresas de última hora.

Uma vez que o funcionamento do dispositivo está garantido, instale, caso ainda não tenha, o aplicativo de mapas e verifique se o GPS no seu dispositivo mobile está funcionando. Um bom plano de dados de internet também é altamente recomendado, já que em uma viagem assim, é comum passar longas horas sem um ponto que possibilite acesso ao wi-fi (a menos que seu motorhome seja equipado com rede de internet).

Ainda assim, é preciso tomar outras precauções, para não ficar ‘às cegas’ em relação ao seu roteiro, visto que é possível que, em alguns trechos, não haja qualquer sinal de internet. Levando isso em conta, seria interessante ter também o roteiro da viagem impresso, em um mapa simples, que indique o caminho e os nomes das cidades por onde você vai passar e/ou parar. Sei que isso parece totalmente fora de uso, e um mapa impresso é praticamente um acessório decorativo vintage, mas acredite, ele vai ser muito útil em momentos nos quais a tecnologia te deixar na mão!

Roupa de Cama

Dormir dentro do motorhome pode ser uma das experiências mais interessantes de toda a viagem. E mesmo que não pareça muito espaçoso, é totalmente possível deixar o ambiente aconchegante e confortável. Por isso, a nossa dica é para você é: capriche nas roupas de cama e travesseiro, para que esse momento seja o mais prazeroso possível, e para que você realmente se sinta como se estivesse dormindo na sua casa, mas de uma maneira muito mais especial.

Farmácia

Algumas situações não conseguimos prever, por isso não esqueça de levar uma caixinha com os remédios e produtos para primeiros socorros. Com isso, você estará pronto para qualquer emergência.

Para ajudar na montagem desta caixa, confira alguns produtos essenciais:

  • Esparadrapo e band-aid;
  • Faixa e compressão;
  • Tesourinha;
  • Loção para limpeza de machucados e feridas;
  • Remédio para feridas;
  • Remédio para febre;
  • Remédio para dor;
  • Remédio para problema gástrico.

Além dos itens que são essenciais para uma divertida e segura viagem no motorhome, não podemos deixar de enfatizar a importância da revisão no carro antes da viagem. Leve-o para a assistência de confiança e esteja de acordo com todos os itens revisados. Mais que a diversão, a segurança deve ser prioridade máxima!

Para quem for alugar, o procedimento deve ser o mesmo. É preciso verificar se todos os itens dentro do motorhome estão de acordo com o esperado para oferecer a segurança necessária aos viajantes. É importante também analisar o histórico do veículo, isto é, verificar se o veículo passou por reformas ou alterações estruturais.

No mais, esperamos que a viagem seja um sucesso, cheia de aventuras e boas lembranças!